sexta-feira, 5 de março de 2021

 Assim começa a minha história com a escrita.

 

Vou contar para vocês um pouco da minha história e como aconteceu o meu despertar para a escrita.

Desde pequena sempre gostei de ler e na adolescência escrevia cartas e desabafos em caderninhos.

Como médica, continuei a ler muito, mas escrevia apenas textos técnicos relacionados com a minha profissão.

Sentia falta de algo.

No dia oito de novembro de 2014 conheci a psicóloga Cristiana Seixas (www.crisseixas.com.br) no Fórum de Humanização do Viva e Deixe Viver (www.vivaedeixeviver.org.br). Eu participava de um curso de formação de voluntários para contar histórias para crianças e adolescentes em ambiente hospitalar. Aliás, ser voluntária foi uma experiência inesquecível para mim. Quando lia para uma criança e conseguia faze-la sorrir e esquecer da dor, eu também ficava mais leve. O remédio da leitura também fazia efeito em mim.

Foi no curso de formação de voluntários que conheci a Cris. Fiquei fascinada com aquela mulher magra e alta que declamava poesia com tanto encantamento. Senti uma emoção, como há muito tempo não sentia.

Ela falou de “biblioterapia”, palavra para mim até então desconhecida. Não imaginava que alguém poderia se tratar com livros.

Fiquei tão curiosa, que no intervalo das palestras corri para ser a primeira a comprar o seu livro.

Seu livro passou então a ser meu livro de cabeceira, rabiscado, com pontinhas dobradas e algumas anotações.

Algum tempo depois comecei a frequentar os círculos de biblioterapia, onde conheci pessoas que amam ler e escrever. Pessoas extremamente corajosas que deixam fluir as emoções despertadas pelas palavras.

No final do ano de 2015, publicamos nossa primeira antologia “Gavetas Acesas”. A biblioterapia despertou dentro de mim emoções que estavam guardadas há muito tempo. Me ajudou a abrir as minhas gavetas.

Publico agora nesse blog as minhas primeiras escritas mediadas por esse processo. Hoje colho, mas também semeio.

 

 

 


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Em busca da cura     O ciclo se repete, mas eu continuo viva. Como é difícil me aceitar, imperfeita, dissimulada e tão errante. Co...