domingo, 21 de março de 2021

MEU CADERNO DE BORDO 1 - CONSTELAÇÃO DE REFERÊNCIA LITERÁRIA 

Recebi um convite  da minha mentora em biblioterapia Cristiana Seixas para criar um caderno de bordo. Ela sugeriu que iniciasse meu caderno fazendo uma homenagem a dez escritores que admiro.

Então,  fui até a minha estante e alguns livros pediram para sair. Os mais sociáveis e expansivos, mas também os que estavam ansiosos para dar uma voltinha. Alguns tímidos ficaram. Eles terão a sua vez.

Escolhi dez livros que foram importantes em algum momento da minha vida.

Provavelmente, quem está lendo esse blog agora, também tem os seus.

Pode ser que os meus escolhidos não digam nada para você. Às vezes um livro fala muito para uma pessoa e nada para outra.

Então, esses são alguns livros que falaram com a minha alma. Quando os li saí diferente do que era.

  • 1.      A hora da estrela - Clarice Lispector

“Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados.”

  • 2.      O amor nos tempos do cólera – Gabriel García Marques

“...os seres humanos não nascem para sempre no dia em que as mães os dão à luz, e sim que a vida os obriga outra vez e muitas vezes a se parirem a si mesmos.”

  • 3.      O conto da ilha desconhecida – José Saramago

“Se não sais de ti, não chegas a saber quem és.”

  • 4.      O profeta – Khalil Gibran

“Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da aspiração divina pela vida. Vêm por vosso intermédio, mas não de vós.”

  • 5.      A história de Fernão Capelo Gaivota – Richard Bach

“Podemos ser livres! Podemos aprender a voar!”

  • 6.      Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés

“...ser nós mesmas faz com que nos isolemos de muitos outros e, entretanto, ceder aos desejos dos outros faz com que nos isolemos de nós mesmas.”

  • 7.      Apontamentos da história sobrenatural – Mário Quintana

O velho do espelho

“Por acaso, surpreendo-me no espelho: quem é esse

Que me olha e é tão mais velho do que eu?”

  • 8.      Livro do desassossego – Fernando Pessoa

“Se o que eu deixar escrito no livro dos viajantes puder, relido um dia por outros, entretê-los também na passagem, será bem. Se não o lerem, nem se entretiverem, será bem também.”

“Tudo me interessa e nada me prende.”

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.”

  • 9.      A rosa do povo – Carlos Drummond  de Andrade

Carrego comigo

“Não estou vazio,

Não estou sozinho,

Pois anda comigo

Algo indescritível”

  • 10.  Confesso que vivi – Pablo Neruda

”... direi que a loucura, certa loucura, anda muitas vezes de braço dado com a poesia. É tão difícil as pessoas razoáveis se tornarem poetas quanto os poetas se tornarem razoáveis.”

 

 Em breve, tiro os tímidos da estante.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Em busca da cura     O ciclo se repete, mas eu continuo viva. Como é difícil me aceitar, imperfeita, dissimulada e tão errante. Co...